ECOENDOSCOPIA (ULTRASSOM ENDOSCÓPICO)

O que é o ultrassom endoscópico (USE) ou ecoendoscopia?

A ecoendoscopia é um procedimento que combina dois métodos diagnósticos bastantes eficientes: a endoscopia e a ultrassonografia. Através de um transdutor de ultrassom, acoplado à extremidade de um endoscópio flexível, podemos adquirir imagens bastante detalhadas de toda a espessura da parede de órgãos do trato gastrointestinal, como o esôfago, estômago, duodeno e reto. Podemos, também, avaliar órgãos internos, que se localizam bem próximo ao trato gastro-intestinal, como a vesícula biliar, ductos biliares e pâncreas.

Porque fazer este exame?

O USE, devido à proximidade do transdutor com as áreas a serem examinadas, fornece imagens com melhor resolução, muitas vezes com vantagens significativas em relação a outros métodos diagnósticos. Permite a avaliação de lesões subepiteliais (localizadas na profundidade da parede dos órgãos do trato gastrointestinal), avaliação de pacientes com dor abdominal e outros exames prévios normais, bem como diagnóstico de doenças biliares e do pâncreas, como pequenos cálculos (microlitíase) e tumores, especialmente quando outros métodos não detectaram alterações.

A ecoendoscopia pode beneficiar pacientes portadores de câncer?

Ela pode ajudar a determinar a extensão de tumores dos tratos digestivo e respiratório, bem como a sua profundidade e presença de acometimento de linfonodos (estadiamento). Em alguns pacientes, o USE pode ser usado para obter biópsias, que ajudarão no diagnóstico.

Qual o preparo?

O USE do trato digestivo superior requer apenas o jejum completo de cerca de 8 horas. Já o USE do reto, menos comum, necessita de preparo intestinal, de forma semelhante à colonoscopia.

É necessária a interrupção do uso de medicamentos?

Leve a lista de todos os medicamentos que você toma e informe se você tem alergia a algum remédio. Você deve informar previamente caso use algum medicamento anti-coagulante ou para “afinar o sangue” (Marevan, Clopidogrel, Plavix, Xarelto, Brilinta, Marcoumar). Pode ser necessário algum ajuste nestes medicamentos antes do procedimento, especialmente em caso de punção aspirativa. AAS e anti-inflamatórios podem ser usados antes do exame, mas é melhor pedir a opinião do médico. No dia do exame tome apenas aqueles medicamentos essenciais, com pouca água e pelo menos duas horas antes do horário marcado.

É necessário uso de antibióticos?

Antibióticos são indicados apenas em alguns poucos casos de procedimentos mais especializados, com punção de cistos pancreáticos. Relate ao médico se você tem alguma doença cardíaca ou caso os médicos recomendem que você use antibióticos antes de procedimentos dentários, por exemplo.

Preciso de acompanhante?

Sim. Você deve comparecer à clínica com um acompanhante adulto e você não pode dirigir após o procedimento.

Como é o exame?

De uma forma geral é semelhante à Endoscopia digestiva, embora mais demorado. Você receberá sedativos na veia e usaremos um anestésico local na garganta (lidocaína). A maioria dos pacientes dorme durante o procedimento e, em geral, não há desconforto importante ou interferência com a respiração.

E depois do exame?

Você ficará na sala de recuperação, sob observação até a redução do efeito dos medicamentos sedativos e até estar apto a se alimentar. Você pode sentir algum desconforto na garganta e também um leve incomodo abdominal, devido aos gases.

Existem complicações?

Complicações podem ocorrer, mas são raras. Dor de garganta pode ocorrer por um ou mais dias e, geralmente, melhora com uso de analgésicos simples. Outros riscos existem, de forma semelhante a outros exames endoscópicos, como reação aos sedativos, aspiração de conteúdo gástrico para os pulmões, flebites. Pancreatite e sangramento no sítio de uma punção também pode ocorrer, mas não são frequentes. Uma complicação mais grave é a perfuração da parede dos órgão digestivos, mas isto é muito raro.

Outras questões

Se você persistir com dúvidas, por favor, esteja à vontade para perguntar à equipe.